sábado, 5 de dezembro de 2009

O papel da Didática na formação do Educador !!!


Segundo Luckesi educador é aquele profissional, que procura criar condições de condutas desejáveis e diz mais, que a formação do mesmo se constitui em bases filosóficas, cientificas, técnicas e afetivas para cada tipo de ação que ele vai produzir, mas que este tem que ter a consciência que ele nunca estará suficientemente preparado pois deve a cada dia meditar sobre a sua prática pedagógica. Luckesi traz um grande questionamento afirmando que todos somos educadores e educandos independentemente de uma formação acadêmica, o autor se refere ao objeto da história quando o educador sofre as influências do meio em que vive, sem inteferir no processo ou seja não toma consciência do seu papel, como agente transformador e o sujeito da história para Cipriano Luckesi é quando o educador, tem consciência e tem participação ativa e eficaz como construtor da história. A Ação pedagógica também é de suma importância ser comentada pois as experiências de uma certa maneira têm influências na própria prática do educador em sala de aula, o papel da didática na formação do educador, são basicamente as ações usadas em sala de aula, com a finalidade de facilitar o aprendizado para se atingir condutas desejáveis, Luckesi aborda sobre o esfacelamento da teoria e prática e ressalta que é de grande interessse para os detentores do poder, deixar evidente a separação de quem ordena e de quem por submissão obedece porque o mundo está dividido em duas partes os dominantes (pensam) e os dominados( fazem) um outro exemplo que o texto traz sobre esta divisão é a evidência da divisão entre a teoria e prática nas próprias licenciaturas.

3 comentários:

  1. Esse autor se garante nas reflexões sobre educação..gosto muito de seus textos, pois são inportantes subsidios para minha formação como futura professora.

    ResponderExcluir
  2. para mim é sempre muito bom ler,sobre o tema com tantas necessidades na educação,nós precisamos de pessoas que nos de subsídios, eu sou professora aqui no mato grosso e também preciso de um trabalho com seriedade.obrigada.

    ResponderExcluir